Home / Dicas / A técnica

A técnica

A técnica é o meio pelo qual obtemos a agilidade nos dedos necessária para tocar o que nos é solicitado. E como qualquer atividade que requer agilidade , é preciso estar sempre treinando ou caso contrário a tendência é perdermos gradativamente a habilidade. Naturalmente para manter a técnica que você já tem não é necessário muito estudo diário , mas se você quiser aprimora-la, ai sim será necessário estudar compenetradamente pelos menos uns quarenta e cinco minutos por dia.

Na música moderna no Jazz e no Rock´n Roll, a velocidade é muito valorizada e é natural o desejo de tocar rápido, tocar rápido não é problema nenhum, desde que seja limpo.

Se você gostaria de tocar mais rápido do que realmente pode, jamais estude as escalas, arpejos e etc… “trepando” as notas. Isto é, às vezes não tocando uma nota direito, ou a mão da palheta dessincronizando com a esquerda e outras coisas do tipo.

Se esses erros estiverem acontecendo enquanto você estuda, não minta para si mesmo. Admita os erros, reduza a velocidade até o ponto em que os erros desapareçam.  As notas que você tocar devem ser executadas com perfeição uma por uma. A partir do momento que as notas estejam perfeitas e você se sentindo seguro, ai sim tente aumentar um pouco a velocidade. Vá aumentando um pouco gradativamente até um ponto em que os erros reapareçam. Pare e reduza um pouco de maneira que os erros desapareçam.

Tenha paciência. Não tente se transformar num Jimi Hendrix em duas horas.  A correria e a pressa só nos levam a um caminho: Um trabalho mal feito e a consequente frustração por não ter atingido o objetivo pretendido, que é tocar bem.

Nunca compare sua habilidade com as outras pessoas. Cada pessoa tem uma capacidade de absorção (de técnica e teoria) própria. Talvez exista alguém que toque mais do que você com menos tempo de música, e certamente existe o contrário.

Jamais entre em competição. Ao invés de competir, admire o que as outras pessoas fazem.

Se você valoriza o que os outros fazem, o resultado é um só: Você aprende mais!

Comentários Facebook

Sobre erickreis

Guitarrista profissional, e professor de guitarra a 16 anos.

Veja isso também

Edu Ardanuy ensina a puxada de cordas

Muito bacana!!    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue Nas Páginas ➡